SEO x Links Patrocinados

Existem duas formas para deixar seu site no topo dos buscadores, são elas o SEO (Search Engine Optimization) e links patrocinados. Contudo existem dúvidas sobre qual das duas funções é melhor, ou mais viável, para elevar a posição de sites.

LINKS PATROCINADOS - ADS, PPC:

São resultados (anúncios) que aparecem em determinadas buscas, a ordem em que aparecem depende de dos fatores: valor a ser pago por cada clique e relevância/qualidade do anúncio.

Links patrocinados: Google Ads

Também conhecido como Google AdWords é uma plataforma de publicidade do Google e a mais importante plataforma de PPC. Neste serviço são exibidos anúncios em forma de links patrocinados que aparecem nos resultados de busca, diretamente relacionado às palavras-chaves.

O sistema de anúncios do Google Ads é pago, o anunciante paga pelas palavras-chaves que aparecem no Google, assim o site consegue atingir visitas através do anúncio publicado.

Por mais que pareça simples, essa ferramenta pode trazer algumas dores de cabeça para quem quer resultados imediatos. Leva tempo para aprender a manusear corretamente suas funções, embora seja eficaz, muitas empresas acabam perdendo dinheiro por não saber se posicionar.

Outro ponto importante a ser destacado é, que o Google Ads é como se fosse uma grande negociação. Você determina quanto está disposto a pagar por anúncio, e o Google faz a análise para saber onde seu anúncio pode ser encaixado. Dependendo do valor investido você poderá não ter o retorno desejado.

Esta ferramenta é muito usada em estratégias de marketing, mas demanda um investimento que às vezes não é cabível para algumas empresas, ou simplesmente não querem aplicar um valor que pode ser investido em outras estratégias.

Vantagens do SEO

Alguns fatores externos nos quais você não tem controle, podem ser consequências positiva do planejamento e otimização dos elementos internos e são fatores a se considerar quando se trata de SEO.

  • Confiabilidade: Sites mais antigos, especializados e com plataformas user-friendly são facilmente enquadrados nessa categoria, mas isso não impede que novos sites de conteúdo ou e-commerce fiquem pra trás. Com o conteúdos planejados, completos e verificação de identidade (uma pessoa real e não robô gerindo a página), podem fazer frente ao tradicional, virando até referência digital no segmento direcionado

  • Indicações externas também são cruciais nesse momento. Citações orgânicas, textos-âncora e indicações de fontes confiáveis mantêm o ~buzz~ social que a sua empresa precisa- Qualidade x quantidade: As indicações externas são rankeadas de acordo com a relevância e visibilidade do site, ou seja, citações de sites-referência são mais pontuais do que diversas citações de fontes novas. Mesmo assim, é importante manter um equilíbrio

  • Social media: Apesar de polêmico, pois o próprio google já afirmou que postagens em redes sociais não são rankeadas pelo SE, a reputação na era digital muitas vezes pode ser construída ou destruída de acordo com a gestão de mídia social

  • Dados geográficos: O direcionamento por região (país, cidade, etc) é importante para SEO, pois procura atingir possíveis visitantes em uma determinada localização.

As duas opções possuem seus prós e contras, e sim, ambas são eficazes dependendo de cada estratégia. Entretanto, o SEO continua sendo o mais indicado para fortalecer uma marca. O mais importante é ter objetivos claros e conhecer os hábitos de seus consumidores para que uma boa estratégia seja traçada em ambos os casos.

Embora o Google Ads possibilite que estes anúncios cheguem para os usuários, de nada vai adiantar se o seu conteúdo não for relevante, ou não estiver muito bem estruturado. Se tiver um site devidamente otimizado, automaticamente sua posição melhora e a garantia de converter visitantes em leads é bem maior.

O fato é que, com o SEO você terá um trabalho de longo prazo, sempre podendo melhorar o desempenho do seu site. O SEO é um trabalho constante porque acontecem diversas mudanças nos algoritmos do Google que interferem diretamente no posicionamento das páginas, e tais mudanças são necessárias para aprimoramento do sistema de busca que visa trazer resultados cada vez mais relevantes aos usuários. O trabalho de SEO contempla uma das melhores estratégias para mostrar ao Google que o site é relevante. Atualmente existem mais de duas mil regras para deixar um site dentro dos parâmetros do Google, e a função do SEO é aplicar essas regras para que seu site fique bem posicionado.

Saiba que 90% das pesquisas realizadas na Internet são feitas pelo Google e o buscador receber mais de cinco mil pesquisas por segundo. Usando a estratégia certa, é possível ter uma boa posição nas pesquisas. O trabalho de SEO gera relevância e melhora a credibilidade para o site, por isso ficar bem posicionado é tão importante para qualquer empresa. Seguindo as regras do Google, seu site será sempre bem posicionado, dando mais credibilidade e tornando sua empresa uma referência no mercado.

Então se o seu interesse é fortalecer o negócio com conteúdo de qualidade, e criar um vínculo com seus visitantes, o melhor é investir no SEO para obter sucesso.

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