Por onde começar os trabalhos de SEO?

Olá pessoal,

Acredito que essa seja a dúvida de muitos de vocês que são menos experientes em SEO: como começar?

Pontuarei aqui questões importantes para começar! Vamos lá!

  1. O primeiro passo para começar a fazer SEO em seu site é definir as palavras-chave mais relevantes. Elas poderão ser expressões curtas ou longas, chamadas de cauda curta e cauda longa.

Cauda curta: contém de 1 a 3 termos e são palavras-chave com um grande volume de busca. Por serem menos específicas, possuem uma menor taxa de conversão, pois mais sites as utilizam, ou seja, são termos mais competitivos.

Cauda longa: contém 4 ou mais palavras e tratam-se de expressões mais específicas, portanto tendem a ter uma taxa de conversão maior, por serem termos menos competitivos.

A combinação das duas é o que trará sucesso a sua página, pois abre uma grande margem de indexação pelos buscadores, mas é claro que o ideal é trabalhar com a maior taxa de conversão possível.

É importante usar ferramentas para planejar suas palavras-chave. Uma ferramenta gratuita que te dá uma boa base para fazer o planejamento é o Google Keyword Planner.

  1. Otimize as Landing Pages:

É essencial para começar a fazer SEO que se otimize as landing pages para aumentar suas chances de aparecer como resultado para uma determida pesquisa.

Essa técnica reduz o conteúdo da sua publicação à um menor contendo palavras-chave específicas para trazer mais acessos a ela. Você deverá otimizar a URL e meta tags.

URL: O url da sua publicação deverá conter as palavras-chave para as quais quer rankear separas por hífen.

Meta Tags: As meta tags orientaram os buscadores quanto ao conteúdo da sua página. Por isso elas devem estar otimizadas para garantir a indexação. Observe no exemplo abaixo:

< head>
< title>TÍTULO - CONTENDO PALAVRA-CHAVE</ title>
<meta name=”description” content=”Descrição contendo palavra-chave”>
<meta name=”keywords” content=”palavra-chave1, palavra-chave2, palavra-chave3″/>
<meta name=”robots” content=”index, follow”>
</ head>
As mais importantes são:

Title: É uma das informações mais importantes para garantir o clique. O seu título deve conter a palavra-chave e ter menos que 55 caracteres.

Meta Description: Trata-se de uma descrição sucinta do conteúdo da página, também contendo a palavra-chave, devendo conter até 160 caracteres.

Meta Keywords: Relação das palavras-chave às quais se relaciona o conteúdo. Você não deve utilizar muitas pois pode confundir os buscadores. Defina a principal para a sua landing page.

Meta Robots: Essa meta tag irá orientar os crawlers .

follow: siga os links da página;
nofollow: não siga o link da página.
index: indexe essa página;
noindex: não indexe essa página;

Headings: Trata-se das tags de título e subtítulo. O essencial é que você entenda que elas vão de h1 a h6 de acordo com a relevância. Uma página otimizada possui apenas uma tag de título < h1 >, contendo a palavra-chave e outras h2 e/ou h3 - subtítulos - que preferencialmente devem conter a palavra-chave também.

Texto alternativo e nome de imagens: É importante colocar a palavra-chave na URL das suas imagens e um texto alternativo explicando o conteúdo dela, a tag alt. Preferencialmente, separando com hífen e underline, assim, os buscadores entenderão do que elas se tratam.

  1. Ao longo do conteúdo: Trabalhe as palavras-chave ao longo do conteúdo do seu texto. Ela deve aparecer em 3 a 5% do conteúdo total de palavras da sua publicação. O número de palavras da sua publicação conta muito para aumentar a relevância do conteúdo para o buscador. Um conteúdo deve conter ao menos 1.000 palavras para aumentar sua relevância.

Espero ter te ajudado a começar os trabalhos!

Dúvidas? Comente essa publicação e vamos em frente!

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