O que é link building?

Quanto mais links apontando para um site, melhor será seu posicionamento nas páginas de busca, certo? Errado!

Além da quantidade de links externos, os buscadores também levam em consideração a qualidade desses links, por isso ter uma boa estratégia de link building é essencial para um bom trabalho.

Atualmente o grande número de algoritmos que atuam na classificação das páginas nos buscadores transformaram o trabalho de link building em algo bem mais complexo, tornando sua importância e funcionalidade cada vez melhor.

O Link Building é o braço direito do SEO, onde são feitas construções de links externos para melhorar o posicionamento do site em relação aos mecanismos de pesquisa. Há três aspectos importantes que deve ser levado em consideração na construção de link building: a quantidade, qualidade e a relevância, para se conquistar um melhor posicionamento no buscador.

O contexto ao qual o link será inserido, também deve ser levado em consideração. A página a ser linkada, precisa estar relacionada ao assunto do texto e, o texto âncora o ser utilizado não pode atrapalhar a leitura do usuário, isto é, precisa ser adicionado de foma natural no texto, descrevendo o conteúdo da página linkada.

Link building está como prioridade nas lista dos experts em SEO, mas o trabalho não pode ser iniciado por ele e sim, seguir uma sequencia lógica que dê qualidade as suas páginas, para só depois receber visitas.

Um link é uma ligação entre páginas e, é através dele que o mecanismo de busca descobre como elas estão relacionadas. É através dos links que os usuários navegam na internet. Um link em uma página leva o usuário para outra página e, assim sucessivamente.

Atualmente o grande número de algoritmos que atuam na classificação das páginas nos buscadores transformaram o trabalho de link building em algo bem mais complexo, tornando sua importância e funcionalidade cada vez melhor.

Um link serve como um voto de confiança, ou seja quanto melhor for a origem do link, maior o valor que ele vai passar para o site apontado.
Há dois elementos que os algorítimos de busca levam em consideração no link: a palavra que contém o link (texto âncora) e a página para onde o link aponta (página de destino).

Link building pode pode ser ‘interno’ ou ‘externo’.

  • O interno é um link do seu website que aponta para outro post ou outra página do próprio site. Ele é muito importante para manter o usuário engajado, fazendo com que leia mais de um artigo, além de contribuir com a diminuição da taxa de rejeição.
  • O externo é o que define o link building, é o mais vantajoso para o ranqueamento em SEO e acontece quando outros sites apontam um link para o seu.

Dúvidas? Comente aqui e ajude mais usuários a se tornarem mestres SEO! :cowboy_hat_face: