O Google desenvolveu a Webmaster Tools ou Search Console, ferramenta para verificar e apontar soluções para que o seu site alcance melhores resultados nas buscas. A estratégia adapta a sua plataforma aos interesses do Google, otimizando-a de acordo com as métricas utilizadas pela líder nos sites de busca da Internet. Isso significa que o Google vai fazer o seu website ser encontrado com maior facilidade em resultados de pesquisa, podendo chegar ao topo da página em pouco tempo!
O Webmaster Tools funciona através de relatórios que analisam e exibem erros que o Google encontra em seu site ou em seu aplicativo. A ferramenta pode usar estes dados gerados, para ver qual o produto mais popular oferecido no seu site e concentrar-se nele para aumentar o tráfego. Ela também pode verificar os erros no site e enviar alertas por e-mail, bem como analisar o site e propor melhorias para que seja mais visualizado e encontrado nas buscas.
Para utilizar o Webmaster Tools basta possuir uma conta no Google. O serviço é gratuito e após o login, você cadastra seu site ou aplicativo a ser otimizado. A partir daí, serão gerados relatórios com a visão do Google sobre suas páginas ou produtos.
Um dos relatórios gerados pelo Webmaster Tools é o de Search Analytics, nele são apresentadas o número de vezes seu website aparece nos resultados da pesquisa do Google. Com isso, é possível ter uma ideia do quanto é preciso avançar, usando o resultado para melhorar o desempenho da pesquisa do seu website.
O relatório de Erros de Rastreamento para websites do Google Webmaster Tools, fornece detalhes sobre os URLs do site que o Google não pôde rastrear ou que retornaram com um código do erro HTTP. Ele possui erros do site (mostra os principais problemas dos últimos 90 dias que impediram o Googlebot de acessar todo o seu website) e erros de URL (os erros específicos que o Google encontrou ao tentar rastrear páginas exclusivas para computadores, smartphones ou aplicativos Android).
Vou listar aqui outras ferramentas do Search Console ou Webmaster Tools, olha só:
Ferramentas do Webmaster Tools - Assistente de marcação de dados estruturados:
ferramenta para adicionar a marcação de dados estruturados ao HTML.
Ferramentas do Webmaster Tools - Email Markup Tester:
valide os conteúdos de dados estruturados de um e-mail em HTML usando o Email Markup Tester.
Ferramentas do Webmaster Tools - Google Meu Negócio:
garanta a melhor identidade visual de sua empresa na Pesquisa Google, no Google Maps e no Google+ sem pagar nada por isso.
Ferramentas do Webmaster Tools - Google Merchant Center:
envie os dados de seu produto para o Google e disponibilize-o para o Google Product Search e outros serviços do Google.
Ferramentas do Webmaster Tools - PageSpeed Insights:
torne suas páginas da Web rápidas em todos os dispositivos.
Ferramentas do Webmaster Tools - Pesquisa personalizada:
crie uma experiência de pesquisa personalizada para seu próprio website.
Ferramentas do Webmaster Tools - Domínios do Google:
encontre um nome de domínio e crie um website com a ferramenta.
Ferramentas do Webmaster Tools - Academia de Webmasters:
aprenda a criar um website incrível que ofereça conteúdo importante e fácil de ser encontrado na Pesquisa Google.
Ferramentas do Webmaster Tools - Ferramenta de teste de dados estruturados:
verifique se o Google consegue analisar corretamente sua marcação de dados estruturados e exibi-la nos resultados de pesquisa.
Restou alguma dúvida? Comente neste tópico.
Até a próxima!