O que é Google Analytics?

Google Analytics é a ferramenta de monitoramento e análise de sites e aplicativos mais utilizada no mundo.

Conheça algumas vantagens de utilizar o Google Analytics:

  • Ver quem visita o seu site: localização geográfica do usuário, que navegador que eles usam, qual é a sua resolução de tela, que língua os usuários falam etc.

  • Ver o que eles fazem quando estão em seu site, quanto tempo os usuários permanecem nele, as páginas mais visitadas, quantas páginas em média um visitante acessa etc.

  • Ver quando eles visitam seu site, isto é, qual é o horário com mais acessos. Isso ajuda você a escolher o momento para publicar seus posts. Se o seu fuso horário não é compatível, você pode programar suas postagens para se autopublicarem.

  • Ver como o usuário encontrou o seu site; se foi através de um motor de busca (Google, Bing, Yahoo), redes sociais (Facebook, Twitter) ou link de outro site.

  • Ver como os usuários interagem com o conteúdo do seu site.

  • Ver quantos usuários clicaram em um link específico.

Você também conseguirá analisar se o abandono está relacionado a um produto em específico ou ao site como um todo.

Além disso, você vai ser capaz de entender os dispositivos pelos quais são acessados o seu site, para, por exemplo, otimizar para mobile e atingir um público maior se achar necessário.

Essa ferramenta poderosa da Google é essencial para fazer SEO, pois te auxiliará a otimizar de acordo com o perfil de quem acessa o site, além de te permitir entender o que é necessário para atingir novos públicos. Você terá também análise de conversão, para saber quantos clientes está atraindo e quantos usuários são engajados em seu site e acesso ao desempenho de suas campanhas publicitárias.

As métricas irão te dar um bom norte para que você chegue mais longe, mas elas não deverão ser utilizadas de maneira isolada para tomar decisões pois algumas delas podem ser ilusórias quando não se faz um bom recorte de tempo, por exemplo, pois algumas delas vão estar relacionadas a períodos específicos onde o comportamento dos usuários foge da normalidade. Mas é claro, é sempre bom pensar em alcance!

Conheça aqui 18 Motivos para usar o Google Analytics em seu dia a dia
Dúvidas? Comente neste tópico =)

Até logo! :cowboy_hat_face: