Black Hat refere-se as pessoas ou técnicas que tem como objetivo enganar os robôs que fazem o rastreamento ou o próprio algoritmo do Google, responsáveis pela supervisão dos sites, sem a autorização do órgão, empresa ou pessoa responsável e, fazendo com que o site ganhe muito links e consequentemente, muitas posições em pouco tempo.
Esse objetivo pode ser a entrada em um sistema protegido, monetização por meios não autorizados ou o acesso às informações confidenciais. O Google procura oferecer aos usuários os resultados mais relevantes a busca por ele realizada.
Os sites relevantes aparecem bem mais posicionados; avalia-se que o google usa em torno de 200 vertentes para definir o posicionamento de um website. No SEO é um conjunto de técnicas para manipular as variáveis de mecanismos de busca, oferecendo um conteúdo diferente do normal.
Essas manobras são mal vistas pelo Google, justamente por fraudar as diretrizes de qualidade, que pune severamente os sites que praticam o Black Hat para ganharem posições no ranking de busca.
Entre as punições que podem ocorrer aos sites estão a queda de ranking e a exclusão do site entre os resultados de pesquisa!
Para te ajudar a identificar Black Hat, vamos listar algumas das principais técnicas empregadas por Black Hatters:
Keyword Stuffing: Repetição de forma exagerada de palavras-chave em determinada página do site (incluindo títulos, descrição, corpo do texto), resultando num conteúdo irrelevante e muitas vezes sem nexo, focado somente nos motores de busca e não ao usuário.
Keywords não relatadas no assunto: Essa tática visa enganar o usuário mostrando-o um conteúdo diferente do exibido no resultado da pesquisa.
Link Farms: Quando se cria um grande grupo de páginas, todas com links para o mesmo site e com o mesmo texto âncora, com o intuito de fazer com que esses aumentem sua relevância dentro dos buscadores.
Textos e Links Ocultos: É esconder links ou textos que são dispostos em cor idêntica a do fundo do site. Desse modo, o site ganha um maior número de keywords, ampliando as formas de ser localizado através dos sites de pesquisa.
White Hat consiste em todas as praticas que estejam de acordo com as diretrizes dos motores de busca. Os resultados obtidos aos que praticam o white hat costumam ser a longo prazo, porém o risco de ser penalizado pelo google e desaparecer dele é quase impossível. O White Hat não tem segredo, apenas se preocupe em produzir bons conteúdos originais e relevantes para seu website, atualize-o com frequência e divulgue nos nichos que você deseja atingir.
Gray Hat é uma combinação entre o Black Hat e o White Hat. O termo consiste à quantidade e ao tempo em que técnicas banidas são utilizadas em um site. Caso as técnicas sejam usadas em demasia e por muito tempo, a estratégia é considerada Black Hat. Mas se elas forem usadas ocasionalmente e por pouco tempo, a prática é considerada Gray Hat.
De volta ao link building, embora trabalhoso e com custo relativamente alto de recursos e tempo, ainda é uma excelente estratégia para acelerar seus resultados com SEO e aumentar ainda mais suas vendas e visitas orgânicas.
O link building vem evoluindo a cada dia e constantemente é necessário ficar atento as atualizações do Google, as punições e as novas ideias para conseguir esses links. Em todo o mundo, há uma grande discussão entre profissionais de SEO sobre a importância do Link building e se vale a pena se concentrar em estratégias para conseguir ganhar mais links, ao passo de que o risco pode ser maior que o benefício.
Dúvidas? Comente esse tópico e ajuda mais usuários a conseguirem bons resultados com SEO.