Em quanto tempo SEO tem resultado?

Boa tarde, pessoal!

Essa é uma dúvida muito frequente entre os que estão dando os primeiros passos em SEO: em quanto tempo SEO trará resultados para o meu site ou blog?

Bem, saiba que os resultados com SEO vem de médio a longo prazo.

Isso se dá porque a depender a quantidade de páginas que seu site ou blog tem, vai levar algum tempo até que os crawlers passem a visitar o seu site com uma frequência maior. Você irá otimizar e fazer link building durante um certo período e os buscadores passarão a identificar que sua página tem maior credibilidade, além disso, as palavras-chave são muito dinâmicas devendo ser alteradas de acordo com a necessidade e o comportamento dos usuários dos buscadores.

Ou seja, páginas otimizadas serão indexadas novamente, com as devidas alterações. Esse processo demanda tempo e à medida que páginas otimizadas forem sendo indexadas, mais usuários chegarão ao seu site de maneira orgânica. A depender da quantidade de páginas que você possui e da relevância delas na SERP - ou seja, às palavras-chave às quais elas estão relacionadas - você poderá sentir os primeiros resultados nas primeiras semanas, ou nos primeiros meses. Isso é relativo!

O importante é entender que para além das otimizações no ambiente interno de seu site ou blog, você deverá estar atento aos seus concorrentes! É provável que eles também estejam ligados e otimizando também! Por isso SEO é um trabalho constante pois você deverá estar atento a tendências de mercado, comportamento dos usuários e de seus concorrentes.

Ou seja, para responder a pergunta de maneira definitiva: os resultados vêm porém como você depende dos robôs dos buscadores que indexarão suas páginas, não é possível afirmar um período certeiro, podendo variar de semanas a meses.