Configurando SEO interno Tray Commerce

Eii, espero que tudo esteja bem!

Neste artigo, vamos apresentar como fazer as configurações de SEO dentro de plataforma Tray

A TrayCommerce é uma plataforma de lojas virtuais, que atende diversos fatores de SEO com extrema qualidade e conta com cases de primeira página em diversas lojas.

Sem dúvida alguma a TrayCommerce é uma das principais plataformas de e-commerce do Brasil quando o quesito é tecnologia.

Antes de tudo, acesse o painel administrativo de sua plataforma, em seguida no menu lateral clique em ‘Produtos cadastrados’ e clique em adicionar ou editar um produto.

OBSERVAÇÃO: as informações de SEO serão inseridas após esse passo.

À partir daqui vamos juntos achar a melhor maneira de apresentar seu produto em sua loja virtual.

Ao clicar em novo produto, será aberta uma página onde você deverá inserir as informações gerais para o cadastro de seu novo produto.

Lembre-se: deixe a primeira caixa selecionada para que o produto fique ativo e seja exibido dentro da loja virtual.

No campo ‘Nome do produto’ deverá ser inserida a palavra-chave escolhida como Nome do produto e no campo seguinte ‘Categoria principal’, selecione qual Categoria este produto se refere.

Importante: caso não tenha encontrado a categoria, no canto esquerdo clique em ‘Incluir novas categorias’ para cadastrar uma nova, mas lembre-se que as informações da página ainda não foram salvas!

Exemplo de preenchimento:

Nome do produto: blusa branca de manga longa | Categoria : vestuário

O mais importante neste caso, é você faze a repetição do nome do produto em fatores sensíveis de SEO
Repita o nome do produtos na descrição do produto com as tags:

<h2>blusa branca de manga longa</h2>
<alt>blusa branca de manga longa</alt>

Indicamos que o nome do produto não seja muito extenso e que não contenha especificações técnicas ou muitos números.

Logo abaixo, terá um campo ‘Descrição completa’. Esse é o espaço para descrever e falar melhor sobre seu produto, informando características, especificações, indicamos no mínimo 300 caracteres.

Mais abaixo, existem campos para que sejam inseridas todas as informações importantes sobre o produto, como o preço de venda, preço promocional e preço de custo, imagens e vídeos auxiliares (que mais descrevem o produto), quantidade em estoque e definição de estoque mínimo.

Na mesma página, também insira informações técnicas como o peso e dimensão, medidas para envio físico do produto, informações adicionais como marca, modelo, códigos de referência, tempo de garantia, prazo de disponibilidade e itens inclusos.

Ainda na mesma página, mais abaixo nos campos de ‘Características’ e ‘Variações’ adicione informações que caracterizem seu produto e suas determinadas variações, denominando cor, tamanho, material e etc.

Essas especificações ficarão relacionadas na página do produto, isso irá permitir que o cliente tenha chance de escolha e compare entre um produto e outro.

Para cadastrar variações, clique na caixa com o texto ‘Este produto não possui variações’ e selecione cadastrar uma ou duas variações.

Em seguida escolha qual o tipo de variação: cor, largura, marca, medida, peso, quantidade, tamanho ou voltagem.

Clique em ‘Gerar Variações’ para gerar as variações, em seguida configura uma a uma com seu estoque e características específicas.

Em seguida clique em ‘Salvar e ver opções avançadas’. Pronto, seguindo todos esses passos acima sua página estará pronta para ser indexada nos principais buscadores.

Você será direcionado para uma páginas com opções de configurações específicas do produto, como Produtos relacionados, Frete e envio, Formas de pagamento, Imposto do produto, SEO, Avaliação do produto, Customização de produtos, Abas personalizadas, Compre Junto, Programa de fidelidade.

Para que seu produto tenha um desempenho melhor no rankeamento dos buscadores, iremos apresentar o módulo de configuração de SEO.

Você será direcionado para uma página onde os campos mais sensíveis de SEO deverão ser preenchidos corretamente.

Dicas de preenchimento:

  • Título: também conhecido como Tag title. Esse campo é o principal fator de parametrização para um bom rankeamento. O campo virá preenchido automaticamente com o nome do produto, lembre-se de escolher um termo altamente relevante, com um volume alto de buscas e baixa competição. Descubra como escolher as melhores palavras-chave.

  • Descrição simplificada: esse campo também conhecido como Tag description e deve ser preenchido com o Nome do produto + breve chamada de atenção, como no exemplo indicado na imagem.

  • Palavras-chaves: esse fator gera muitas dúvidas, mas não se preocupe com ele. NÃO preencha esse campo, pois esse fator (meta keywords) não é mais utilizado como parâmetro para rankeamento de páginas, pelo contrário, dependendo do conteúdo, pode confundir os bots dos buscadores.

  • URL de acesso: veja na indicação que o endereço da página (URL) virá previamente preenchido com o nome da categoria + nome do produto. Importante observar se a URL está amigável, ou seja, de fácil compreensão e leitura por parte do usuário que o encontrará no resultado de sua busca.

Salve as alterações. Em seguida você será direcionado a uma página com informações gerais sobre o produto.

Pronto! Esse produto já estará pronto e otimizado para os principais fatores de SEO. Replique esse ‘padrão de informações’ para todos os produtos a serem cadastrados e os que já estão na plataforma.