Como resolver erros de 404?

Erros de 404 são relacionados a páginas não encontradas dentro de um domínio, por questões diversas podendo estar relacionadas à questões internas ao seu site ou ao servidor onde ele está hospedado.

Podem ser causados pelos seguintes motivos:

  • Endereço digitado incorretamente.
  • Página tirada do ar, ou seja, o endereço existia antes, mas agora sumiu.
  • Página cuja URL foi alterada por algum motivo.

Existem algumas maneiras de contornar esse problema. Uma delas é diminuindo o impacto que esse erro tem na experiência do usuário, personalizando a página de 404 como fazem algumas empresas importantes, colocando jogos, links internos que o levarão à tela de login ou à home.

Porém, para os buscadores, esse tipo de correção não melhora sua credibilidade. A ideia é então, partir para REDIRECIONAMENTOS.

Quando alguma URL é alterada dentro de seu site ou blog, por exemplo, e a versão anterior já havia sido indexada pelos buscadores, é necessário fazer o redirecionamento para a nova versão.

Existem dois tipos de redirecionamentos que podem ser feitos para resolver esse problema:

Redirect 301 - Trata-se de um redirecionamento definitivo. Quando um usuário tenta acessar uma página A que já não está disponível no servidor, ele será automaticamente redirecionado para a página B que é a versão atual dela.

Redirect 302 - Trata-se de um redirecionamento temporário, usado para situações onde uma página está em manutenção e não deve ser, portanto, acessada pelos usuários para não impactar na experiência que ele terá com seu site.

Ambos os redirecionamentos irão informar o navagador sobre a mudança definitiva ou temporária da URL e levar o usuário para a página correta.

A configuração dos redirecionamentos deve ser feitas dentro do SERVIDOR. Portanto você deverá verificar com o servidor do seu site como configurar tais redirects. Algumas plataformas de hospedagem possibilitam o redirecionamento com maior facilidade. Caso você tenha dúvidas de redirecionamento em uma plataforma em específico, mande pra gente =)

Dúvidas? Comente esse tópico e ajude mais usuários a melhorar seus resultados com SEO. :grin: