É extremamente importante otimizar produtos e categorias dentro de sua plataforma de e-commerce ou loja virtual. A otimização de categorias, marcas e produtos é a conhecida otimização On-Site que deve ser feita seguindo os principais requisitos de que o Google e outros buscadores solicitam.
Aqui você aprenderá como otimizar produtos de sua loja virtual para ganhar relevância e melhores posições nos principais termos de pesquisa para o seu negócio.
Entre em seu projeto, Dashboard de Projeto > Ferramentas de Palavra chave > Receba Sugestões de sua Pesquisa.
Ao clicar, você será direcionado a uma página com um campo para pesquisar palavras-chave.
Insira a palavra-chave que você deseja, pode ser o nome do produto.
Ao clicar em pesquisar será exibido resultados informando o quanto determinada palavra-chave é relevante para você competir.
Fatores mais relevantes:
- Buscas locais: opte pelos termos com as maiores buscas;
- Lance de seus Competidores: dê preferência aos termos com menor lance competidor;
- Tendência de pesquisa: analise se os usuários fazem pesquisas com essa palavra-chave;
- KEI (coeficiente de pesquisa): média das maiores buscas locais + menor concorrência possível = mais chances de conversão.
- Lembre-se que para ter uma boa palavra-chave é necessário um KEI maior que 0.01 e uma busca local maior que 50, com o menor lance competidor possível.
Agora que você encontrou a palavra-chave ideal, pode partir para a otimização da página. Acesse sua plataforma e adicione (ou altere) um produto.
Observação: As informações de SEO, serão inseridas após esse passo.
Ao clicar em novo produto, será aberto uma página para você inserir as informações.
Em Nome deverá ser inserido a palavra-chave escolhida como nome do produto. Indicamos que o título tenha no máximo 70 caracteres.
Logo abaixo em Resumo faça uma breve descrição, um resumo de seu produto. Indicamos no máximo 170 caracteres.
Se caso seu produto tiver algum vídeo, insira a URL no campo > Vídeo URL.
Insira todas as informações gerais, como os preços e parcelas, nome, descrição e imagens.
Em Descrição Completa, insira a descrição do seu produto podendo ser longa ou não, indicamos no mínimo 300 caracteres.
Repita o nome do produto/palavra chave como título.
Para isso basta clicar em [ver HTML] e inserir
Nome do Produto
e automaticamente ficará como título.Ao começar a descrição insira o nome do produto novamente, logo no inicio da frase.
Por exemplo: Nossa Luva de Latex com Pó é confeccionada com os mais altos padrões…
Lembre-se também de salvar a imagem do produto com a palavra-chave (nome do produto) e insira na descrição.
Ao término da descrição insira um link ancora com o nome do produto, novamente.
Para adicionar link: <a href=”#Tag Div que deseja direcionar”>Nome do Produto
Para adicionar imagens do produto basta clicar em “Adicionar arquivos” (mais a baixo).
Em Categorias será necessário você adicionar a categoria do seu produto.
Basta clicar na caixinha anterior indicando a categoria.
Em Estoque e Variações você pode inserir a quantidade do produto, se deseja gerenciar estoque e a quantidade é fixa.
Clicando em Adicionar/editar opções, na seta indicada, você pode adicionar as variações de seu produto como cor e tamanho.
No campo de Envio você deverá adicionar as informações sobre envio do seu
- Se o produto é pronta entrega ou não;
- Os dias para processamento, ou seja, o tempo que você leva para separar o estoque;
- Peso e medida da embalagem que vai ser entregue.
- Finalmente o módulo de SEO uma das partes mais importantes para otimização
No campo de URL da página, insira o nome do produto na url da página (deve ser amigável). Utilize traços (-) no lugar dos espaços para poder validar a url. Por exemplo, Blusa-Branca-Marisa.
Em Titulo da Página adicione novamente o nome do produto/palavra-chave. [Máximo 70 caracteres].
No campo Descrição da página faça uma breve descrição repetindo o nome do produto sempre em primeiro.
Como por exemplo: Blusa branca frete grátis para todo brasil. Compre aqui! [Máximo 170 caracteres].
Pronto, seguindo todos esses passos acima sua página estará otimizada para os principais buscadores.
Lembre-se, sempre repita a palavra-chave/nome do produto, isso fará que os robôs dos buscadores entenda que sua página tem relevância e autoridade no assunto.
Dúvidas? Comente este tópico e ajuda mais pessoas a se tornarem mestres SEO.