Como otimizar produtos na VTEX Commerce?

É extremamente importante otimizar produtos e categorias dentro de sua plataforma de e-commerce ou loja virtual. A otimização de categorias, marcas e produtos é a conhecida otimização On-Site que deve ser feita seguindo os principais requisitos de que o Google e outros buscadores solicitam.

Como hoje o foco é uma das plataformas mais importantes do mercado, nós vamos detalhar alguns assuntos extremamente importantes e peculiares desta plataforma.

  • Otimização de produtos Vtex;
  • Configuração do Google Analytics, Tag Manager e Webmaster Tools;
  • Arquivo Robots.txt.

Em primeiro lugar, acesse o modulo onde você encontrará a otimização de produtos:

vtex

Selecione o modulo Catalog (antigo E-commerce).

Após selecionar, você deve clicar em: Cadastro de Produtos, Produtos e SKU, Cadastro de Produtos e SKU.

vtex1

Agora vamos a parte onde você pode adicionar o editar os produtos.

O processo é simples, veja:

vtex2

Encontre o produto desejado e clique eu Alterar ou em Adicionar Produto.

vtex3

Agora vamos a tela de edição e para os principais fatores a serem editados:

vtex4

Abaixo descrevemos os fatores mais importantes para SEO nesta plataforma.

Nome: O nome do produto deve ser escolhido com a ferramenta de palavras chave, para que você determine o nome de seu produto baseado na quantidade de pesquisas para cada termo.

Palavras-substitutas (antigo campo Exemplos): É um campo onde você tem a chance de exemplificar seu produto. O conteúdo aqui, irá ajuda-lo a dar densidade e qualidade para sua descrição. Além de ser auxiliador para colocar variações de pesquisas que os clientes podem fazer, incluindo termos errados. Exemplo: naique, batão, descanço, entre muitos outros.

textLink: Este é o campo de URL da página, insira o nome do produto na url da página (deve ser amigável). Utilize traços (-) no lugar dos espaços para poder validar a url. Por exemplo, Blusa-Branca-Marisa.

Título da página (Tag Title): O fator mais importante para o SEO, aconselhamos que ele seja o nome de seu produto. O qual você pesquisou e está direcionando para os principais termos de pesquisa.

Descrição do produto: Descreva seu produto com o máximo de informação possível para que ele atenda o ranqueamento com mais facilidade. Evite copias e conteúdos de extrema qualidade. Nesse campo você poderá adicionar tag de título como h2, h3 e h4, que darão mais força ao termo que deseja rankear com esta página.

Descrição (Meta Tag Description): Aqui aconselhamos que você inicie com o nome do produto e descreva-o respeitando os limites das tags SEO.

Não se esqueça de salvar as alterações antes de partir para o próximo produto!

Dúvidas? Comente este tópico para que mais lojistas encontrem a solução para os seus problemas e comecem a vender mais!