Como otimizar produtos na Tray Commerce?

Lojistas Tray Commerce! Dica muito importante para vocês =)

É extremamente importante otimizar produtos e categorias dentro de sua plataforma de e-commerce ou loja virtual. A otimização de categorias, marcas e produtos é a conhecida otimização On-Site que deve ser feita seguindo os principais requisitos de que o Google e outros buscadores solicitam.

Primeiro, acesse seu painel administrativo. Em seguida clique em Produtos > Produtos Cadastrados

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Você será direcionado a uma página com a listagem de todos os produtos cadastrados em sua loja.

Serão apresentadas à você algumas opções de filtro, que irão servir como auxílio na hora de pesquisar sobre os produtos em que você deseja otimizar.

Após realizar a busca do produto, você deverá clicar no botão ‘Editar’, que está localizado ao lado direito do nome do produto.

Você será direcionado à Tela Geral de Edição de Produto, local onde você irá determinar nome, categoria, descrição completa, preços e outras informações gerais do produto.

O primeiro campo no qual deverá ser alterado será o Título do Produto, inserindo já a palavra-chave na qual você encontrou uma boa oportunidade.

Nesse produto em questão, vamos supor que o termo ideal é “Blusa Laranja”.

Por mais que a palavra-chave em que você encontrou seja um short tail, você poderá inserir outras informações ainda no nome do produto, como por exemplo, deixar o nome do produto como Blusa Laranja com Renda. Você pode inserir mais informações, o que não deve acontecer é a quebra na ordem da palavra-chave.

Por exemplo:

:white_check_mark: Certo: Blusa Laranja com Renda

:x: Errado: Blusa com Renda Laranja

Após definir o nome do produto (com a palavra-chave), o próximo passo será otimizar a descrição completa do produto.

Antes de realizar a otimização na descrição completa, entre na página de qualquer produto de seu site, dê o comando ctrl+shift+C. Em seguida, passe o mouse sobre o nome de seu produto. Dessa forma, você estará verificando se o Título H1 já está automático em suas páginas.

O título H1 é a tag de título mais forte, sendo imprescindível e único em todas as páginas (não deve haver mais de um título H1 dentro de qualquer página do site).

Se já estiver padronizado como H1, você já pode inicializar a otimização de sua página utilizando uma tag de subtítulo, no caso, o título H2.

Em seguida, você poderá continuar com o conteúdo normal de sua descrição, inserindo mais informações e também imagens.

Em relação à imagens, você pode adicionar o atributo ALT já dentro da própria descrição:

Será aberta uma lightbox com 3 passos. Faça upload da imagem com base nas imagens de seu computador, ou então selecione uma que foi enviada anteriormente para a plataforma. Por último, clique sobre a imagem para que você possa alterar informações como dimensões, alinhamento, texto alternativo, etc.

É no campo de texto alternativo em que você irá nomear a imagem do produto conforme a palavra-chave.

Pronto, o atributo ALT na imagem já está adicionado.

Em outras informações como Dimensões e Características, você também pode adicionar uma tag de título. Mas lembre-se, toda tag de título deverá conter a palavra-chave.

Exemplo H3:

A Blusa Laranja com Renda é Confeccionada em:

Para finalizar, você deverá inserir no final de sua descrição um CTA (call to action), que tem como propósito motivar o usuário a comprar o seu produto.

Dentro desse CTA, você pode inserir também um link-âncora. Ao clicar no link âncora (que estará no final da descrição e dentro da palavra-chave), o usuário que clicou será direcionado para o botão de ‘comprar’ seu produto.

Exemplo de CTA com Link Âncora: Comprar Blusa Laranja com Renda com rápida entrega e o melhor preço é em nossa loja. Garanta já a sua e transforme seu visual!

Esse CTA você deverá inserir diretamente no código fonte de sua descrição.

Você só conseguirá identificar que o link-âncora está correto assim que salvar o produto.

Após finalizar a otimização de seu produto, vá até o final da página e clique em ‘Salvar e ver Opções Avançadas’

Dentro das opções avançadas, clique em ‘SEO - Otimização para Busca’. Será nessa área em que você irá editar as informações conforme você deseja com que elas apareçam nos resultados de pesquisa.

A Tag Title é como você irá definir como o nome de seu produto será apresentado na aba do navegador e também nos resultados de pesquisa dos buscadores. Vejam que o nome da loja está inserido ao final do nome. Essa é uma informação que vai de forma automática, então deve-se ficar atento à quantidade de caracteres que o nome de seu produto ficará ao todo, pois o tag title possui um limite de 70 caracteres (contando com o nome da loja).

Já na Tag Description, você não terá nenhuma informação adicionada automaticamente, mas assim como no Title, você terá um limite de caracteres a serem adicionados. São 170 caracteres para você descrever seu produto, lembrando que essa será a descrição em que será apresentada nos resultados de pesquisa.

O campo Palavras-Chave já não possui mais relevância, tendo em vista que os robôs identificam a palavra-chave daquela página de acordo com os termos que você preencheu todas as informações em que nós mencionamos no tutorial acima.

A URL também deverá ser alterada, seguindo também a ordem da palavra-chave.

Prontinho, agora a sua página de produto já está devidamente otimizada.

Dúvidas? Comente este tópico e ajude mais usuários a virarem profissionais em SEO! :grin: