Para um bom trabalho de SEO, é extremamente importante otimizar produtos e categorias dentro de sua plataforma de e-commerce ou loja virtual.
A otimização de categorias, marcas e produtos é a conhecida otimização On-Site que deve ser feita seguindo os principais requisitos de que o Google e outros buscadores solicitam.
Primeiro, acesse seu painel administrativo da loja.
No caso de sua loja ser nova e ainda não tenha realizado alterações nela, você verá uma página inicial igual a essa:
Observação: na área destacada estarão o nome de sua loja e embaixo o e-mail ao qual a loja foi vinculada.
Nessa página é possível realizar todas as configurações gerais da loja, como:
- Cadastro de Produtos;
- Escolha de layout da loja;
- Adicionar meios de envio;
- Gerenciar ormas de pagamento;
- Participar da palestra online ao vivo, onde você aprende diversas estratégias para aprimorar sua loja junto com um dos nossos consultores Nuvem, e tira todas as suas dúvidas;
- Participar da Comunidade Nuvem, onde você pode compartilhar suas dúvidas e aprender com os conselhos de outros empreendedores, sócios e funcionários da Nuvem Shop;
Agora, vamos adicionar um produto passo a passo para que você possa replicar com os demais.
Encontre no Painel a opção Publique seu primeiro produto, conforme a imagem a seguir:
Ao clicar, a seguinte página irá abrir:
Nela você irá incluir os dados do seu produto, como:
- Imagem
- Nome
- Descrição
- Preço
- Quantidade em estoque
Depois de adicionar as fotos, e inserir todas as Informações do produto, basta clicar no botão Publicar produto, que se encontra logo abaixo do campo de preço, conforme destacado na imagem a seguir:
Após publicar o produto, mais alguns campos de gerenciamento serão exibidos:
Nessa parte, você irá adicionar informações como quantidade em estoque (caso queira alterá-la), códigos (como SKU e código de barras), e também informações sobre o frete.
Avançando um pouco, há a opção Produto com variações, clicando nela você irá ver a tela a seguir:
Aqui podem ser criadas variações para que um produto não seja cadastrado várias vezes apenas por ser diferente em cor ou tamanho.
Avançando um pouco mais, há a opção “Mais Opções”.
Categorias: Muito importante para a organização do seu site é incluir seu produto na categoria em que melhor se enquadre.
Tags: são palavras-chave que descrevem seu produto. Seu cliente será capaz de encontrá-lo ao inserir as palavras-chave na barra de busca.
Marca: nesse campo, você irá incluir a marca do seu produto.
Visibilidade do seu produto: irá determinar se o produto será ou não visualizado por visitantes. Mesmo que o produto esteja cadastrado, se a opção estiver marcada como “não exibir este produto na minha loja” o mesmo não poderá ser encontrado na loja.
No campo ‘Título para SEO’: insira a palavra-chave/nome do produto, esse é o título que irá aparecer para o usuário quando pesquisar;
No campo ‘Descrição para SEO’: repita o nome do produto novamente e faça um breve resumo de até 170 caracteres;
No campo ‘Url do produto’: Procure deixar o endereço amigável, de modo que o usuário entenda e com o nome do produto.
Agora basta salvar as informações, e pronto, seu produto está prontinho, para visualizá-lo basta voltar ao topo da página e clicar em “Ver o Produto”, conforme destacado na imagem a seguir.
Repita essa metodologia para todos os produtos a serem cadastrados e otimize os que já existem. Dessa forma, você aumenta suas chances de aparecer nos primeiros resultados das buscas.
Dúvidas? Comente este tópico e ajude outros lojistas Nuvem a ter melhores resultados!