Ao criar um e-commerce ou mesmo um site institucional, é comum pensar em formas de divulgação para conseguir atingir o seu público, afinal de contas ao abrir um e-commerce o objetivo real é vender seus produtos ou serviços. Uma das formas mais importantes de se alcançar esse objetivo é investir em marketing, ou seja, em formas de ser encontrado em posições mais relevantes pelos buscadores como Google, Bing, MSN, Yahoo, entre outros.
Realizar um trabalho de otimização (SEO) e focar em campanhas patrocinadas (Adwords) são os dois principais componentes de Marketing de Mecanismos de Busca (SEM — Search Engine Marketing) .
SEM, ou Search Engine Marketing são um conjunto de ações de ações de marketing de busca que visa a promoção de sites nas páginas de resultado da web. Mas antes de avançarmos, dê uma olhada no nosso Glossário de Marketing Digital para entender melhor os termos. Nele você irá encontrar termos que aparecem ao longo desse artigo.
Como já se sabe há muito tempo, o Google é um gigante em todo o mundo, e não poderia ser diferente no Brasil. O mecanismo de busca é utilizado pela esmagadora maioria dos 100 milhões de usuários da internet no País. Devido a isso, divulgar site no Google por meio do Marketing de Busca é um dos melhores negócios, seja por meio dos anúncios de links patrocinados do Google (Google AdWords) ou da Otimização para Mecanismos de Busca (SEO, ou Search Engine Optimization, em inglês).
Pois bem. O fato é que AdWords e SEO estão entre as ferramentas mais valiosas para executar campanhas de Marketing Digital, sendo essenciais para ganhar destaque no Google. Ambas possuem diferenças e semelhanças e, dependendo do seu objetivo, podem ser usadas conjunta ou separadamente.
Antes de analisar qual deles é mais indicado a se investir, vamos diferenciá-los brevemente:
O que é Google AdWords?
O Google AdWords permite que o anunciante exiba anúncios pagos, seja no próprio mecanismo de pesquisa (o Google) ou nas redes de display do buscador. Essas redes são o que permite que os anúncios pagos sejam exibidos em sites parceiros do Google, como o Google Adsense ou em sites do próprio Google, como o Gmail.
Todos esses acessos são considerados pagos. Os resultados do Google AdWords costumam aparecer rapidamente para o anunciante, pois não dependem das análises dos robôs do Google para aparecerem bem colocados, somente das palavras-chave que os usuários inserirem na busca.
O anunciante pode optar por pagar quando alguém clicar em seu anúncio (custo por clique ou CPC) ou, simplesmente, quando as pessoas o virem (CPM ou custo por mil impressões – modelo mais usado por portais e sites com grande número de acessos). Todo o sistema AdWords funciona como um grande leilão, o qual determina se o anúncio é realmente exibido e a sua posição na página.
O que é SEO?
Search Engine Optimization (SEO) é o trabalho de otimização de sites feito para a obtenção de uma melhor classificação nas páginas de resultados de motores de busca. Mas, para isso, a página precisa ser “amigável”.
Um site amigável pode ser lido facilmente pelos motores de busca e usado com facilidade pelos usuários. Esse trabalho é realizado com aperfeiçoamentos nos códigos dos sites, no conteúdo e também com aumento da presença na internet, que tende a conferir autoridade ao site (trabalho off page). Os resultados são mais lentos se comparados com o Google AdWords, pois é preciso que os robôs do Google avaliem o site já otimizado para que ele suba no ranking do buscador, o que pode demorar dias, semanas ou até meses.
Comparando AdWords vs SEO
Depois dessas definições, você deve estar se perguntando: afinal, qual ferramenta eu preciso adotar?
Primeiramente, vamos compará-las. Assim, você pode começar a definir qual se enquadra melhor nas estratégias de Marketing do seu negócio:
AdWords é uma plataforma de publicidade do Google e, em vista disso, atua apenas na rede do Google e sites que usam o Google Adsense, enquanto o trabalho de otimização (SEO) é aplicável para todos os motores de busca;
O tráfego do AdWords é pago enquanto o tráfego do SEO é orgânico (também chamado de livre);
Os anúncios do AdWords aparecem no topo do Google quando uma busca é feita. Com SEO, o seu site pode aparecer entre os primeiros resultados de busca orgânica, porém esse trabalho é muito mais difícil;
Com AdWords é mais fácil calcular o ROI (retorno sobre investimento), enquanto que com SEO é mais difícil, pois envolve vários fatores, não apenas calcular o lucro obtido com seus anúncios em relação ao quanto você gastou com eles;
Quando você interrompe suas campanhas do AdWords, o tráfego também encerra; mas, se você começa a receber tráfego orgânico com SEO, esse investimento continua a longo prazo;
Os resultados do AdWords são mais imediatos do que de SEO, pois o anunciante pode criar campanhas publicitárias quase que instantaneamente e começar a receber o tráfego desejado, enquanto que com SEO é preciso de muito mais tempo (especialmente para novos sites) para obter boas classificações e tráfego;
Com AdWords você pode direcionar muitas palavras-chave ao mesmo tempo, enquanto com SEO você precisa se concentrar em algumas para obter os melhores resultados;
Com AdWords você pode anunciar em outros sites do Google e sites que usam o Google Adsense, mas os resultados de SEO são apenas para as páginas de resultados de pesquisa.
Então, qual é o melhor para o meu negócio, AdWords ou SEO?
Curto e grosso: os dois! Ambas as estratégias de Marketing de Busca se completam para levar um maior número de usuários interessados no conteúdo, produtos e serviços de seu site ou loja virtual. No entanto, já que há diferenças entre SEO e AdWords em marketing digital, é importante considerar que, dependendo dos seus objetivos e possibilidades (investimento, tempo de projeto etc.), uma das duas estratégias pode ser privilegiada em algum momento.
Se você deseja implementar estratégias de Inbound Marketing – saiba o que é – usar todos os recursos do marketing de busca é a melhor maneira para atrair usuários qualificados para gerar leads.
Se você necessita de resultados mais rápidos, pode ser indicado investir em links patrocinados do AdWords enquanto se prepara uma estratégia de SEO. Afinal, mesmo que o investimento em Google AdWords continue, é importante manter o posicionamento orgânico. Afinal, grande parte dos usuários acessam os links de resultados orgânicos (cerca de 80% confiam mais nos resultados orgânicos do que nos pagos) e, após o término de uma estratégia de links patrocinados, o site ainda deve ficar na primeira página do Google para que o desempenho nos buscadores não caia. Paralelamente, é importante que as campanhas de links patrocinados continuem, pois o investimento é baixíssimo se comparado a outras formas de publicidade, seja em meios tradicionais ou mesmo online.
O mais importante do que escolher entre SEO ou AdWords, sobretudo, é manter um trabalho de marketing digital sério e contínuo para que essas duas estratégias sejam feitas da melhor forma.
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