Domain (Domínio)

O endereço de um site na internet é chamado domínio. A cada página web é atribuído um nome de domínio. Se você digitar esse nome de domínio na linha de endereço do navegador, a página web será aberta. Um nome de domínio é composto por vários elementos que são separados um do outro por pontos.

O chamado domínio de primeiro nível é o final, ou seja, o sufixo do endereço de internet. Existem vários sufixos de domínio para se escolher, dependendo do país do operador e do tipo de organização por trás do website. Websites alemães costumam usar .de como sufixo de primeiro nível. Além disso, existem muitos outros sufixos de domínios de primeiro nível, tais como .com, .org ou .info Os sufixos .mil e .gov são especificamente reservadas para as instituições militares e governamentais. O sufixo .edu é usado para instituições educacionais nos EUA.

O nome real do website forma o domínio de segundo nível. No domínio www.rankingcoach.com, p.ex., “rankingcoach” é o segundo nível de domínio.

Um domínio inferior ao domínio de segundo nível da hierarquia, como é o caso de “adsense.google.de”, p.ex., é chamado de terceiro nível ou domínio de subnível.

O “www” no início do nome de domínio é a sigla de “World Wide Web”. Nem sempre é necessário digitar “www” para acessar um site.